À primeira vista, Canela e Gramado contam com atrações que agradam a todos os gostos, mas essa, em particular, agrada àqueles que apreciam uma paisagem inusitada e um bom vinho francês: Tour du Vin em Canela.
Certamente, na Vitivinícola Jolimont, você vai reciclar a noção de enoturismo e desfrutar do ambiente serrano ao mesmo tempo.
HISTÓRIA
Primeiramente, você sabe o que é Terroir? Trata-se de uma expressão francesa que designa “extensão de terra cultivada”.
Supreendentemente, foi o Terroir encontrado no Morro Calçado – semelhante àqueles encontrados na França – que levou o francês Jacques Pierre Jules Brierre, em 1948, a estabelecer uma pequena produção de vinhos no local.
Em resumo, o reconhecimento da qualidade foi tamanho que tornou-se essa exclusiva Vitivinícola artesanal que conhecemos.
DA SELETIVIDADE DO PRODUTO
Surpreendentemente, a Vitivinícola tem uma política muito clara de preferir a qualidade da produção em detrimento de quantidade.
Aliás, é esse o fator que diferencia uma Vitivinícola de uma Vinícola: a Vitivinícola só produz vinho a partir da uva cultivada em seu solo, sem terceirização.
Por consequente, você não vai encontrar os produtos Jolimont no estoque de um supermercado. Por certo a marca não admite que o seu produto seja decrescido pelo transporte. O consumidor agradece.
DA PAISAGEM PRIVILEGIADA
Com a finalidade de explorar o que de melhor a terra tem a oferecer, a Vitivinícola acaba de construir um mirante em meio às parreiras e aos montes que as cercam. Com efeito, grandes barris tornaram-se stands fotográficos. É um charme.
Ademais, as calçadas e construções feitas em pedra pura dão um toque bucólico ao ambiente, de modo a criar um cenário indefectível. Com toda a certeza você vai se encantar.
DO APRENDIZADO SOBRE VINHOS
De fato as explanações dos enólogos são minuciosas e de fácil compreensão: o visitante entende como selecionar um bom vinho, identificar eventual deterioração e até a forma de bebê-lo, com o propósito de extrair dele o seu melhor.
Principalmente, você vai gostar de saber que os anfitriões dão muita informação sem prolongar-se, ou seja, não é nada maçante. Em suma, é um passeio leve e instrutivo.
DA DEGUSTAÇÃO
Finalmente falaremos da melhor parte, na degustação o visitante provará 7 rótulos da casa, os quais abrangem espumante, vinho tinto, rosé, branco e sucos. Tudo isso acompanhado, para quem se interessar, dos apontamentos do enólogo.
Dessa forma, o visitante sabe o que está bebendo e conhece as particularidades do produto que o tornam melhor ou pior para o seu paladar. Isto é, o visitante aprimorará seu senso crítico enquanto degusta vinhos de primeira qualidade.
TOUR VIRTUAL
Com o intuito aprimorar a experiência, pensando naquele visitante que não chega ao Morro Calçado na época da colheita, o Tour du Vin desenvolveu uma sessão de realidade virtual. Nesse sentido, você poderá vislumbrar amplamente todo o universo da Vitivinícola.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
- O Tour du Vin dura cerca de 45 a 60 minutos;
- Horário de funcionamento é das 9h às 16h45;
- Crianças até 7 anos não pagam o Tour;
- Endereço na Estrada Morro Calçado, 1420, Canela.
Distância da Catedral de Pedra até a Vinícola Jolimont em Canela
O QUE COMBINA BEM COM O TOUR?
CAFÉ COLONIAL TRADICIONAL
Após caminhar por entre os vinhedos, ouvir a brilhante explanação do Enólogo e degustar os vinhos e petiscos, você vai desejar uma parada gastronômica à altura. Assim sendo, sugere-se um Café Colonial bem tradicional na região: Coelho Café Colonial.
Precipuamente, o bom do café colonial é que, em razão da variedade de opções gastronômicas, cai bem em qualquer horário do dia. Assim, não importa a hora que você decida fazer o Tour du Vin nem a hora que vai sair de lá, as delícias do café serão providenciais.
Bem assim, o Café segue aberto o dia todo, justamente porque as pessoas não têm hora para chegar (nem sair, a maioria passa horas beliscando e conversando).
SOBRE O CARDÁPIO SERVIDO À MESA:
- Dois tipos de vinho, branco seco e tinto suave e suco de uva natural;
- Bebidas quentes como leite, café, chá e chocolate;
- Bebidas geladas como chá e chocolate;
- Salgados quentes; lombo de porco, frango a passarinho, peito de frango, lingüiça fervida, polenta frita, pastel de presunto e queijo,croquete de frango,bolinho de queijo;
- Salgados frios, torta fria presunto e queijo, pizza de atum, pizza de presunto e queijo;
- Uma enorme variedade de frios, picles, pães e geléias;
- Doces coloniais, por exemplo, bolo de laranja, bolo de chocolate, bolo de limão, bolo de cerveja, bolo de requeijão, bolo de cenoura, bolo amendoim, rocambole, waffles.
Além de todo o exposto, há buffet de tortas e sobremesas diversas, bem como fondue de chocolate preto e branco com frutas da estação.
INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA O SEU PLANEJAMENTO:
- O Coelho Café Colonial abre de Quartas às Segundas;
- Horário de entrada é das 11h às 19h;
- Endereço na Avenida das Hortênsias, 5433, Bairo Carniel Gramado.
Veja a distância entre o Tour du Vin e o Coelho Café Colonial:
Gostou da ideia? Para saber mais sobre as delícias que aguardam você no Coelho Café Colonial leia a seguinte matéria: https://www.reservasnet.com.br/blog/coelho-cafe-colonial/
Faltou alguma informação que você gostaria de saber sobre o passeio? Chame a agência no Whatsapp:
Esperamos que tenha gostado das sugestões para um dia na Serra com Tour du Vin em Canela.
Até a próxima.