No momento, você está visualizando Tudo sobre o Trem Maria Fumaça

Tudo sobre o Trem Maria Fumaça

Se você deseja um passeio cultural, informativo, divertido e regado a muito vinho, está procurando no lugar certo. Assim sendo, vamos trazer até você Tudo Sobre o Trem Maria Fumaça que você deve saber para absorver o máximo de sua experiência de viagem.

Acima de tudo, trata-se de um passeio que agrada todas as idades e gostos, pois oferece de tudo um pouco. A fim de explorar amplamente a região, o trem perpassa Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

De fato, você já deve ter algumas noções sobre tais cidades. Lembra-se de Bento Gonçalves por ser a Cidade da Uva e do Vinho. Por outro lado, quando se pensa em Garibaldi, associa-se à produção de champanhe, afinal, chama-se Capital da Espumante. Por fim, Carlos Barbosa é popular pela produção de queijos gourmet e coloniais. Enfim, é uma tríade que forma um pacote completo.

TUDO SOBRE A HISTÓRIA DO TREM MARIA FUMAÇA

À primeira vista, importa dizer que o Trem Maria Fumaça do Vale dos Vinhedos é também conhecido como “Trem do Vinho” ou “Trem da Uva”.Isso se dá porque a viagem perpassa as estações ferroviárias de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, 3 polos de produção de uva.

No que toca à centenária Estação Férrea de Bento Gonçalves, existe desde 1919 e, sofreu desativação em 1976 para transporte de passageiros. Assim sendo, retomou-se o transporte de passageiros apenas em 1993.

Note que, ao retomar-se o transporte de passageiros, tal fato se deu por motivos exclusivamente turísticos. Tanto é que o trecho que une Bento Gonçalves a Jaboticaba segue inativo.

Ademais, importante perceber que a construção dos trens ocorreu no ápice da imigração italiana na Região Sul do Brasil. A época de maior incidência migratória teria sido entre 1880 à 1930.

Considerando que, à época, a região serrana fora cedida quase que em sua integralidade para os imigrantes italianos, o povoamento local deu ensejo à construção ferroviária.

Nesse panorama, logo se vê que o trem se trata de um genuíno aparato histórico, o qual reforça a lembrança daqueles que construíram o Vale dos Vinhedos.

CULTURA ITALIANA

Sob o mesmo ponto de vista, durante o passeio, o visitante aprofundará suas noções acerca da cultura imigrante italiana. Seja pela atmosfera a qual circunda o ambiente, personagens e apresentações, seja pelo Parque Epopeia Italiana, incluso na atração.

No momento em que se adquire o ingresso para o Trem Maria Fumaça, está a se adquirir o ingresso para o Parque Cultural. Em suma, trata-se de um espetáculo que tem por propósito manter viva em nossas mentes a herança italiana no Rio Grande do Sul e, por consequência, no Brasil.

O público passeará por um cenário italiano típico do final de 1800, verá artefatos históricos e assistirá uma peça teatral, a qual narra a saga de dois imigrantes italianos, desde que partiram da Itália até a sua adaptação no Brasil. É imperdível.

Parque da Epopéia Italiana

DIVERSÃO

Com o fim de embalar a sua viagem, passará por seu vagão de trem um legítimo espetáculo italiano. Com toda certeza você vai entrar no clima festivo e celebrar essa cultura tão rica.

Além disso, o grupo apresenta algumas músicas gaúchas, afinal, as duas culturas se fundem em uma só. É um fenômeno cultural.

Posteriormente, haverá apresentações nas paradas das demais estações ferroviárias. É um dia de festa em que torna-se impossível ficar parado.

Esteja você viajando em casal, grupo de amigos ou familiares: o passeio se alinha  a qualquer clima, só não combina com desânimo.

DEGUSTAÇÃO DE VINHOS

Antes de mais nada, a região é célebre em virtude da produção de uva de qualidade e seus derivativos: os bons vinhos. Assim, o Trem oferece um pouco de tudo que o Vale tem de melhor e, nesse sentido, uma deliciosa degustação de sucos e vinhos.

Imagine você, junto à janela de um trem secular, apreciando as colinas floridas, com uma boa companhia e uma boa taça de vinho. É um momento inesquecível.

Ademais, as degustações não param no trem. Em cada Estação Ferroviária, o viajante será agraciado com mais provas da virtude italiana: vinhos, espumantes e sucos.

Em conclusão, ao passar por qualquer cidade da Serra Gaúcha, o visitante deve se dar a oportunidade de conhecer o Passeio de Trem Maria Fumaça. Acima de tudo, é um momento de contemplação; um momento para perguntar-se o quanto do passado habita em nós.

Por fim, se você se identificou com a natureza do passeio e deseja saber mais sobre o tema, recomenda-se a leitura: https://www.reservasnet.com.br/blog/tour-uva-e-vinho-com-maria-fumaca/

Deixe um comentário